Picadinho de sexta na Sudbrack
Compartilhe:
- Tweet
Nunca vi tão picadinho, fazendo jus ao nome. Quer dizer, no próprio suco, se é que entenderam meu trocadilho em parco francês. Brincadeiras à parte, quem trabalhou foi a faca, na delicada obsessão da brigada Sudbrack em obter microcubos de alimentos e causar sensações na boca. Ora, não é esse o nome do prato?
Em panelinhas separadas, vieram arroz branco, farofa de cenoura e bananas à milanesa, macias e doces. Por cima da carne um ovo pochê que deve ser perfurado o quanto antes. O picadinho como ele é. Ou deveria ser, no mundo sonhado que às coisas simples dedica perfeição.
É a receita do jeito que a cozinheira preparava nos tempos de Planalto para o presidente Fernando Henrique, servida também aos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Londres.
O menu fechado de almoço das sextas-feiras na Roberta Sudbrack é assim, com couvert e o picadinho entre a salada e a sobremesa, o conjunto a R$ 140.
Luz do Sol
Durante o dia, quando o restaurante abre apenas às sextas e sábados, o sol entra em forma de teia pelos cipós trançados que se revelam no teto, assim como as colunas de pedra e as bromélias do pequeno jardim lateral da casa laranja. As mesas afastadas e a trilha sonora completam a sessão de relaxamento.
A refeição começou com fatias finas do pão de campanha macio da casa, sempre reposto, e naco de manteiga coberto com flor de sal na primeira pedra. Porque veio a segunda, como base para mínima porção de uma caponata de berinjela deliciosa e despertadora da saliva.
A entrada trouxe salada de pequenos legumes em cubos assados no centro do prato: berinjela, abobrinha e tomate cereja, caramelados com as cascas, bem macios e concentrados, envolvidos em folhas frisantes e fatias transparentes de presunto cru e defumado do ‘Sr. Eduardo’, de Teresópolis. Tudo coberto por uma nuvem de queijo parmigiano.
Na sobremesa foi a vez do leite frito, uma espécie de ‘crème brûlée’ em forma de bastão, as lâminas finas e crocantes de caramelo em cada face, mergulhado por um lado em doce de leite escuro, e do outro pintado em pó de canela.
Café expresso ou coado? O da casa, é evidente, sem açúcar porque este já mora na colher de brigadeiro. Para a tarde nascer feliz.
Já provou o hot dog da Roberta com a cerveja do pato de terno?
Roberta Sudbrack. Rua Lineu de Paula Machado 916, Jardim Botânico (3874-0139). Terça a quinta, das 19h30 à 0h; sexta, das 12h às 15h, e das 19h30 à 1h; sábado, das 19h30 à 1h. Aceita cartões Mastercard.