Nao Hara tropicalista no Kotobuki
Compartilhe:
- Tweet
Na boca do chef japonês e na livre tradução do blogueiro, Omakase quer dizer: vem comigo que no caminho eu explico.
É quando o cliente se deixa levar pelas mãos criativas e a faca veloz do cozinheiro, improviso e agilidade nas pinceladas que desenham novos menus a cada refeição.
É esse o norte de Nao Hara. Liberdade de expressão culinária, domínio técnico e farto conhecimento da causa oriental a serviço de um repertório onde não existe pecado, do lado de baixo do Equador.
Sashimi de salmão com gorgonzola e salada de tangerina:
Frutas assim ou assadas, grelhadas ou marinadas, em cores, texturas e o contraste onde o chef reina: doce e salgado como sol e chuva sobre o pomar, arco-íris agridoce onde fui buscar meu pote de ouro.
Lagosta em sakê com massago, brotos e sorbet de damasco:
Tive o prazer de encontrar Nao Hara na semana passada, e mergulhar na série inventada para as comemorações dos 40 anos do Kotobuki.
Neste mês de novembro, o chef local Hirokazu Kuboki recebe Nao e o francês Pierre Laundry, que se revezarão entre os endereços de Botafogo e Barra, às quintas e sextas, cada um oferecendo seu Omakase: menu degustação de 16 pratos, mediante reserva, no valor de R$ 300 por pessoa.
A boa notícia é que os pratos mais aplaudidos pelo público no períodos da prova estarão em dezembro, individualmente, no cardápio do Kotobuki.
Atum selado com telha de gergelim e tartare de morango e massago:
Na tela estão meus preferidos. Momentos em destaque como um tartare de morango com massago (ovas de capelin) – está aí minha definição de comida afrodisíaca -; a untuosa enguia (um peixe que tem ‘manteiga’ própria) sobre o ácido da maçã verde que vira pimenta no toque da dedo-de-moça (foto de abertura); e um tirashi empolgante no quadro abaixo.
Tirashi de arroz colorido em ovas, foie gras, salmão, camarão e omelete:
Onipresença
Seido significa precisão, em japonês. É o novo restaurante de Nao Hara, que deve abrir antes do Natal na Rua J.J. Seabra, no Jardim Botânico, no ponto onde funcionou o Caroline Café.
Segundo o chef, seguirá o estilo do Shin Miura, seu templo diurno no Edifício Avenida Central, onde pode ser visto diariamente na batalha atrás do balcão.
Ou seja: japa tradicional de primeira linha com fugas para a gastronomia contemporânea em diversos caminhos, incluindo agora o jantar.
Fora de casa, Nao Hara tem nada menos menos do que 35 consultorias em andamento. Dos temakis da Koni Store aos sandubas Onigiris de alga vendidos na Praia de Ipanema.
É o Kara.
Kotobuki. Loja do Rio Design Barra na Avenida das Américas 7777 , 3º piso, Barra da Tijuca (21-3328-8844). Loja do Botafogo Praia Shopping na Praia de Botafogo 400, 7º piso, Botafogo (21-3171-9595). Diariamente, das 11h30 à 0h. Aceita todos os cartões.