Ceviche com cerveja à La Carioca
Compartilhe:
- Tweet
Foi numa dessas tardes cariocas onde o verão se arvora primavera adentro, ávido pela restauração de corpo e alma típica dos frutos do mar, que descobri na torneira da La Carioca Cevicheria uma India Pale Ale fresquinha da casa, descendo em cor intensa a me chamar para o playground.
Embarcado na tonalidade, convoquei de cara o Salmón, um ceviche onde o peixe é regado em molho shoyu e mel, com pimentões em cubinhos, fatias de tangerina, cebolinha, crisp de gengibre e a grata surpresa de crocantes folhas de endívias na escolta.
Perfeito ambiente para as juras de amor entre o conjunto fresco, agridoce, frutado e cítrico que envolve o peixe untuoso, e o frescor da IPA e seus lúpulos cítricos e frutados, o amargor limpo a renovar a boca, equilibrado na cerveja por uma cama de maltes caramelados a pescar os dulçores do prato.
A IPA inspirada nas californianas é produzida pela cervejaria Allegra, em Jacarepaguá, especialmente para a La Carioca. Traz a sensação de amargor reduzida levemente, em cerveja aromática e seca, pensada para acompanhar os frescores, especiarias e sabores expressivos do cardápio
É um dos três rótulos exclusivos do restaurante que completa sete anos como um dos primeiros no Rio e oferecer cervejas artesanais próprias, há quase uma década surfando a boa onda do ‘drink local’.
Beleza Da Lata
A La Carioca Pilsen, aliás, ganhou lata belíssima e está gelada nas duas casas – Jardim Botânico e Ipanema. Passo legal para quebrar o preconceito do carioca com as latas. Nem todos sabem, mas é nela que a cerveja se conserva melhor, com a maior vedação e proteção à luz, e sem interferência alguma no sabor.
No caso, falamos de uma lager loura feita com puro malte, equilibrada e leve, de baixo amargor e com sutil notas florais no aroma. Na descontração do estilo mais consumido nos bares da vida, é a cerveja que abraça qualquer ocasião, do jantar ao convívio animado na calçada.
A lista está completa com a primeira cerveja local, a La Carioca Weiss. A clássica de trigo que é uma das mais versáteis e interessantes quando se fala de harmonização, ainda mais se houver frutos do mar e especiarias na jogada.
Uma cerveja alegre e refrescante, bem carbonatada e com os conhecidos aromas frutados de fermentação que remetem a banana e cravo, a primeira falando mais alto. O amargor é baixo, compensado por um brilho de acidez e condimentos que dança em todos os ritmos do menu de influências diversas, com o coração na América Latina.
Falando nisso, já está pronta nos tanques da Allegra uma Chilli Beer, que pintará nos próximos dias como chope na cevicheria. É uma lager que leva pimenta habanero na maturação. Para quem gosta do esporte picante, com a benção dos deuses Maias.
Salud.
O blog Boca no Mundo tem o prazer da parceria com a La Carioca Cevicheria. O bar e restaurante fica na Rua Maria Angelica 113 A (Jardim Botânico); e na Rua Garcia D’ávila 173 A (Ipanema). Funciona na segunda-feira, das 18h à 1h; e de terça a domingo, das 12h à 1h. Aceita cartões Visa, Mastercard e Amex.