Almoço e Prosa na Cozinha – Rio 450
Compartilhe:
- Tweet
É como canta aquele outro guloso: “Há um lugar para ser feliz, além de abril em Paris. Outono no Rio”. De preferência, lá no Prosa na Cozinha.
Porque o lar culinário que a chef Manu Zappa inventou na Lopes Quintas, uma espécie de segunda casa de quem se aprochega, está abrindo para o almoço que dissolve a parede que costuma esconder o chef.
Dirigindo o fogão na frente das mesinhas para 20 pessoas, incluindo o balcão da cozinha, o craque Pedro Pecego (Zuka, Tupac e outros) faz tudo na hora, fresquinho, do início ao fim.
Compareci na estreia, dia em que o sol invadia o ambiente pelas janelas, e o menu de R$ 38 oferecia um carpaccio de abobrinha (com cogumelo paris, nozes e queijo de cabra) de entrada, e duas opções de principal: kafta com arroz de lentilhas, cebola crocante e babaganoush (minha escolha); e penne com molho de tomate, rúcula e ricota de cabra temperada.
Estava tudo delicioso, com opção de água aromatizada geladinha, em cítricos e hortelã, e ainda emendei dois dedos de prosa com meu xará cozinheiro e filei a receita do babaganoush, feito com a berinjela assada na chama do fogão.
Junto e Misturado
Manu Zappa criou o projeto Prosa na Cozinha em 2007, bolando menus e temas para aulas de culinária no apartamento de sua mãe, no Leblon.
Morou em Itacaré, na Bahia, onde montou restaurante no quintal de casa e serviu clientes como a atriz Frances McDormand, o músico John Cohen, o pessoal do grupo ABBA e o chef Claude Troisgros. Seguiu pela vida agregando amigos e bons cozinheiros.
O aconchego do sobrado no Jardim Botânico já abrigou ‘professores’ como Jan Santos, Thomas Troisgros, Ricardo Lapeyre, Nanda de Lamare, Erik Nako, Gabriel Carvalho e muitos outros. Todos ensinando o pessoal a ser feliz com a barriga no fogão.
Está escrito na parede do pequeno mezanino, ao lado da escada enfeitada com vasinhos: “Do what you love, love what you do”. Mais do que frase bonitinha, é a tradução do propósito da Manu: juntar pessoas perto de panelas. Praticamente o sentido da vida.
Agenda
A programação de aulas do fim de março e abril está sedutora. Manu dá aula de Páscoa, tem Luciano Boseggia, do Alloro, na culinária italiana, Alexandre Henriques, da Gruta de Santo Antonio, Pedro Pecego em técnicas básicas de cozinha, e outras delícias.
Clique aqui e acesse a agenda do Prosa na Cozinha.
Prosa na Cozinha. Rua Lopes Quintas 147, Jardim Botânico (3449-1002). Almoço de segunda a sexta, das 12h às 15h. Aceita cartões Visa, Diners e Mastercard.