10 maravilhas suínas que dão sentido à vida – Boca no Mundo
Home » Restaurantes » 10 maravilhas suínas que dão sentido à vida
09 de setembro de 2016

10 maravilhas suínas que dão sentido à vida

Começamos o passeio no torresmo de barriga de porco pincelado com goiabada cremosa que é um dos petiscos mais comentados do ano, pedida obrigatória na Casa do Porco, de Jefferson Rueda. Aliás, o que não é imperdível no bar-restaurante-açougue paulistano?

A barriga, aliás, se espalhou pelos cardápios de norte a sul, e a distinta versão do chef Pedro de Artagão traz a pele caramelizada, fugindo da pururuca tradicional num Oriente que chega ao Brasil pela ponte do quiabo grelhado, com canjiquinha no cardápio do Cozinha Artagão.

Alô, Sudbrack! O Da Roberta traz os melhores sanduíches do Rio, e o tradicional choripan se tornou uma das principais pedidas, com a linguiça artesanal feita pela mineira Patrícia Polato na baguete com molho chimichurri. E essas batatinhas, hein?

Conheça aqui o time de artesãos que prepara e fornece as maravilhas servidas no Da Roberta

No Parador Lumiar, um paraíso no alto da serra em Boa Esperança, distrito de Friburgo (RJ), a cozinha do chef Isaías Neries brinda os viajantes com maravilhas diversas. É bom exemplo a inesquecível canela de porco acompanhada de purê de canjiquinha perfumada na laranja, com alho frito e ervas da horta.

Viaje pelo Parador Lumiar e descubra a pousada paradisíaca, a horta e os pratos de Isaías Neries

A lista não estaria completa sem um hambúrguer exemplar, no caso, coberto de bacon. É o X Quase Tudo do Burgertopia, portando também ovo trufado para a felicidade geral da nação.

VAI ENCARAR? 10 pratos britânicos que o mundo costuma evitar

MARVADA NA TAÇA: 10 drinques indispensáveis feitos com cachaça

Conquistando fãs de todas as partes do Brasil em seu Glouton, maravilha da alta gastronomia mineira em Belo Horizonte, o chef Leo Paixão recebe aplausos por receitas como a papada suína com mil folhas de mandioca.

A viagem é longa e variada, e aqui paramos estrategicamente no Opus Bar, botequim tradicional no Centro do Rio que serve um dos melhores sanduíches de pernil da cidade, acebolado no pão francês, com opções de queijo e abacaxi. Dá uma olhadinha na peça que descansa atrás do sanduba.

No bairro carioca do Jardim Botânico, o chef Pedro Siqueira faz uma cozinha de frescor e personalidade no Puro, e fica difícil resistir a entradas como o ovo à carbonara com barriga de porco, um convite ao prazer.

A poucos passos do mar, lembramos um dos pratos de notável requinte em conceito, técnica, execução e sabor do chef argentino Gustavo Rinkevich, dono da melhor gastronomia de Búzios (RJ) nos restaurantes Rocka Beach Lounge e 74 Restaurant. A copa lombo cozinha 18 horas e pinta ao molho de tamarindo com espuma de milho, humita, lâminas de maçã verde e pipoca.

Um fim de semana de luxo na Casas Brancas Boutique Hotel & Spa, palco do novo 74 Restaurant

Não resisti a fechar a lista com chave de ouro, provando que o porco não é mesmo desse mundo. O Jamón Ibérico Premium Homenage, 100% bellota, exemplar da safra 2010, com cinco anos de cura, foi o melhor presunto que já passou pelos meus dentes. Obra da casa espanhola Josep Llorens, importado pela Casa Flora.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.