Tartare de abóbora de Roberta Sudbrack
Compartilhe:
- Tweet
Foi um dos primeiros pratos que experimentei de Roberta Sudbrack, e até hoje um dos mais encantadores. Quem mais poderia criar um prato com a abóbora crua?
Subversão com a assinatura da cozinheira, mostrando o quanto o corte de um ingrediente pode alterá-lo até mais do que o fogo. O poder da faca, no caso. Bíceps e tríceps não estão listados abaixo, mas são fundamentais na receita.
Um amigo e guru na funcionalidade dos alimentos me disse outro dia que as sementes da abóbora são o último grito contra o envelhecimento, poderosas antioxidantes pelo alto teor de zinco. Lembrei logo do tartare, e saquei na estante o delicioso livro da Roberta: Eu Sou do Camarão Ensopadinho com Chuchu (Ed. Tapioca).
A foto retirada do livro é de Nana Moraes.
Que delícia a sopa de tomates com croutons de berinjela da Anna Elisa de Castro
Tartare de Abóbora
Para 8 pessoas
200g de abóbora madura / 1/2 xícara de vinagre de arroz / 1 col. sopa de açúcar mascavo / 2 col. sopa de passas pretas sem caroço / 1 col. sopa de gengibre fresco ralado / 1 col. sopa de gengibre em conserva / 1/2 cebola em fatias bem finas / Azeite extra virgem / Sal / Pimenta do reino moída na hora / Sementes de abóbora sem casca
1 – Corte as abóboras e as passas em mínimos cubos.
2 – Em uma panela. adicione o vinagre de arroz e o açúcar mascavo e aqueça por alguns minutos até que fique com a aparência de um xaropa ligeiramente concentrado. Misture esse xarope à abóbora crua, acrescentando as passas e s gengibres. Reserve
3 – Doure ligeiramente a cebola em 2 col. sopa de azeite. Misture a cebola dourada com a abóbora, tempere com sal, a pimenta moída na hora e azeite. Deixe descansar por pelo menos 2 horas na geladeira.
4 – Sirva com as sementes de abóbora levemente aquecidas.