Sopa de tomates assados com croutons de berinjela – Boca no Mundo
Home » Receita » Feira Livre » Sopa de tomates assados com croutons de berinjela
22 de setembro de 2016

Sopa de tomates assados com croutons de berinjela

Conheci a Fofa na cozinha, há alguns anos, numa divertida aula conjunta no bufê da Lilia Fortuna, amiga em comum. Todos comemos, bebemos e demos muitas risadas. Não foi difícil entender o porquê do apelido da Anna Elisa de Castro.

O que percebi com o tempo, acompanhando de longe o trabalho da moça, é que o sorriso constante e a simpatia estão à frente de um dínamo, um cérebro inquieto na criação e realização de projetos que têm à frente uma razão de viver: a culinária que louva produtos integrais e frescos, livre de quaisquer produtos químicos, conservantes, aditivos, corantes e congêneres. Livre também de carnes, embora a cozinheira não radicalize nem levante bandeiras no discurso.

Além de integrar o bufê 3 na Cozinha, apresentar o programa Fazendo a Festa, no canal GNT, e criar a N.O.S. Escola, centro de saúde integrada que vai de cabala à culinária vegana, fitoterapia e psicologia transpessoal – com fila de gente de diversas partes do mundo querendo se inscrever -, Anna acaba de lançar um livro: Sem Tempero Não Dá (Boccato/Cia Editora Nacional, 184 pgs., R$ 42).

Além de contar suas formação, em viagens pelo mundo com parada importante em Nova York, onde foi ’head chef’ no The Plant, restaurante de raw food (comida crua) do chef Matthew Kenney, a cozinheira sugere duas semanas de alimentação saudável, propondo os cardápios de cada dia e ensinando as receitas.

Abóbora crua? A receita do incrível tartare de Roberta Sudbrack

Chamar o livro da Anna de ‘funcional’, embora a saúde seja um alvo importante, seria redutor, no sentido às vezes um tanto falso e distante das coisas gostosas da vida, atribuído por certos métodos e dietas que beiram à esquizofrenia.

Com receitas simples para quem curte cozinhar com capricho no dia a dia, é um livro saboroso do início a fim, que faz um carnívoro e desregrado como este que vos escreve pensar em mudar o rumo das próximas aventuras na cozinha. Vou começar com a Sopa de Tomates Assados com Croutons de Berinjela. Sente só.

(A foto retirada do livro é de Miha Matei)

Sopa

1 xíc. de tomates cereja / 6 tomates médios / 6 dentes de alho / 2 col. sopa de azeite / 1/2 de leite de amêndoas / 1 col. sopa de manjericão / 1/4 col. chá de sal / 1 col. chá de manjericão para enfeitar

1 – Coloque em uma assadeira os tomates cereja inteiros , os tomates médios cortados ao meio e os dentes de alho, regue com o azeite e leve ao forno a 180°C por 1 hora e meia

2 – Retire do forno e bata no liquidificador com os outros ingredientes.

3 – Sirva com os croutons de berinjela e molho pesto

Croutons

1/2 xíc. de flocos de quinoa / 1/2 xíc. de quinoa / 1/4 col. chá de sal / 1/4 col. chá de pimenta do reino moída na hora / 1/2 berinjela cortada em cubinhos de 2 cm x 2 cm / 1 ovo batido / 3 col. sopa de azeite

1 – Misture os flocos de quinoa, a quinoa, o sal e a pimenta, e reserve

2 – Passe a berinjela no ovo batido e depois na mistura de quinoa

3 – Coloque em um tabuleiro, regue com azeite e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos

Pesto

2 xíc. de folhas de manjericão / 1/3 xíc. de azeite extra virgem / 1 punhado de nozes / Sal e pimenta do reino moída na hora

1 – Processe todos os ingredientes




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.