Sensualidade cremosa – Boca no Mundo
Home » Receita » Feira Livre » Sensualidade cremosa
20 de setembro de 2013

Sensualidade cremosa

Em todo o percurso da mozarela, peço ao motorista para saltar na burrata e fico por ali mesmo. Cremosa e leve sob a pele fina do queijo branco, gema do leite da búfala que estoura mesclando com sensualidade os sabores que a escoltam.

Azeites extra virgens, vinagres balsâmicos, pimentas variadas, cogumelos, presuntos e folhas, tomates, ervas frescas e pães saídos do forno… Ninguém sabe onde isso acaba.

Peço passagem para o improviso que marcou o início da primavera na cozinha lá de casa. Legumes assados no forno sobre ela, entre folhas de rúcula selvagem.

Cores

A burrata produzida na Fazenda Vermelha, em Barra do Piraí (RJ), é divina e de vez em quando a encontro por aí. Nos últimos tempos, tenho visitado a Vitalatte, ótima e presente no supermercado Zona Sul.

Há um método simpático e gostoso que li certa vez num livrinho de pequenas receitas de Ferran Adrià: burrata feita em casa com mozarela de búfala amassada e creme de leite fresco, misturados à mão. Testada e aprovada.

Para 2

1 burrata / 1 cebola / 1 abobrinha / 1 caixinha de tomates ‘sweet grape’ / 4 dentes de alho / Ervas frescas: salsa e tomilho / Azeite o quanto baste / Pimenta do reino moída na hora / Flor de sal

1 – Corte os tomatinhos ao meio, as cebolas em fatias, e a abobrinha em cubos. Disponha os legumes na assadeira, sem empilhar, regados com azeite e temperados com o sal e a pimenta.

2 – Pré-aqueça o fogo a 180°C e asse por cerca de 25 minutos.

3 – Coloque a burrata no centro do prato, cubra com os legumes assados, regue generosamente com azeite e finalize com as ervas picadas, mais sal e pimenta, e folhas de rúcula. Acompanhe com pão ou torradas.

PS. Na pizzaria Capricciosa há um cardápio especial para a burrata,  que ganha pestos, fatias de mortadela italiana, salmão defumado e outros amigos, com pão focaccia no forno à lenha. Grande pedida para variar das pizzas.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.