Polvo e cachoeira – Boca no Mundo
Home » Receita » Feira Livre » Polvo e cachoeira
05 de fevereiro de 2014

Polvo e cachoeira

Falou polvo, pensou em quê? Era sábado de manhã, antes de pegar a estrada, e me veio à cabeça arroz de brócolis. Sou a favor dos clássicos.

Tentáculos para dois, por favor. Aproveitando, vou levar meia dúzia daqueles camarões graúdos e saborosos de Santa Catarina.

Toca para a feira, ainda a tempo de arrematar intacto o maço de brócolis, cebola, alho e salsa. Pé na estrada e cachoeira à vista.

Algo na taça para relaxar e acender o carvão, e vamos cozinhar o polvo já descongelado. Meia hora de fervura bastou para a carne macia.

Arroz preparado e voltamos à varanda para grelhar os frutos do mar no sal grosso. Na travessa, deitaram-se por fim sobre o leito verde.

A tarde de verão ganhou nas taças o fresco pinot noir da Aracuri, grata novidade nacional. Vinícola de Campos de Cima da Serra, nordeste do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina. Voltaremos ao assunto.

Para 2

6 camarões graúdos / 6 tentáculos pequenos e finos de polvo / 150g de arroz branco / 1 maço de brócolis, as flores e algumas folhas / 1/2 cebola / 3 dentes de alho / Salsa fresca e picada a gosto / Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto / Azeite extra virgem a gosto

1 – Ferva água apenas para cobrir o brócolis e cozinhe flores e folhas por 3 minutos. Retire o vegetal e reserve a água do cozimento.

2 – Pique bem o brócolis e refogue no azeite, em outra panela, colocando primeiro a cebola, depois o alho e em seguida o verde. Tempere com sal e pimenta e reserve.

3 – Cozinhe o arroz normalmente na água reservada do brócolis (os grãos sobre cebola refogada no azeite, com o dobro da quantidade de água em relação ao arroz).

4 – Misture o brócolis ao arroz, acrescentando a salsa picada.

5 – Tempere com sal grosso e grelhe na brasa os camarões até perderem a transparência, e um minuto a mais, o mesmo tempo para o polvo, ou até dourar.

6 – Sirva os frutos do mar sobre o arroz, regando tudo com mais azeite e salsa.

PS. Não contem para ninguém que larguei três cubos de manteiga na panela, durante a etapa número 4.

Que tal aproveitar para grelhar vieiras na brasa? Clique e confira.

Aprenda uma receita de camarões muito simples e apaixonante.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.