Minestrone de lulas com favas e erva-doce
Compartilhe:
- Tweet
Entre as variadas receitas presentes no livro Os Vinhos da Provence – o rosé e suas harmonizações, de François Millo, (Ed. Boccato), parei no Minestrone de lulas com favas e erva-doce silvestre, possibilidade real de frequentar em breve a minha cozinha – com o necessário desconto do termo “silvestre”.
Segundo a edição, o prato é bem harmonizado com o Château de L’Escarelle, um dos vinhos presentes em nossa degustação de ótimos rosés da Provence na Sirha Rio 2016.
Para 4
100g de cebola / 2col. sopa de azeite extra virgem / 1 dente de alho / 100g de erva-doce fresca / 1/2 pimenta dedo-de-moça / 1 filé de anchova (aliche verdadeiro) / 100ml de vinho branco seco / 300g de tomates / 250g de favas frescas / 600g de lulas limpas
1 – Refogue no azeite a cebola, cortada em cubos, com o dente de alho e a erva-doce picados. Tire as sementes da pimenta e corte-a, assim como os filés de anchova, em pedaços pequenos, adicionando ambos ao refogado. Deixe cozinhar por 4 minutos e regue com o vinho branco. Adicione os tomates cortados em 4 partes.
2 – Escalde as favas, retire as películas e acrescente-as na panela junto com as lulas limpas e picadas. Deixe cozinhar por mais 4 minutos, tempere com sal e retire do fogo.
3 – Verifique o tempero e finalize com azeite de oliva a gosto. Sirva em prato fundo.