Melancia grelhada com abacate e camarão – Boca no Mundo
Home » Receita » Feira Livre » Melancia grelhada com abacate e camarão
15 de agosto de 2016

Melancia grelhada com abacate e camarão

(Foto de Farideh Sadeghin)

Quando Bela Gil resolveu grelhar sua melancia no jardim, a Sociedade Difamadora das Redes – que é craque na difamação, mas de gastronomia não conhece muito -, caiu em cima da moça pelos mais diferentes motivos ligados quase todos ao puro preconceito.

Melancia é uma fruta peculiar em sabor e textura, raramente utilizada antes da sobremesa (e mesmo na sobremesa, pense bem), e sempre faço festa quando a vejo no repertórios de bons cozinheiros. Nos últimos tempos, o método de fazê-la prensada no sous vide (vácuo), e serví-la em cubos ou fatias, como um falso ‘sashimi’, tem aparecido em alguns menus cariocas estrelados, e outro dia provei um bonito e delicioso chutney vermelho da fruta.

Também já fiz e curti o churrasco de melancia, como você confere clicando aqui, e nesse caso devo concordar com o que diz a revista Saveur sobre a receita a seguir: “Grelhar deixa qualquer coisa melhor, e melancias saem ainda mais doces das chamas. Os camarões ficam crocantes e carnudos, e o abacate ganha um belo sabor defumado”.

Salada de Melancia Grelhada, Abacate e Camarão

1 lb. de camarões limpos / 3 lb. de melancia em cubos / 3 cebolinhas com a parte verde finamente fatiada, e a branca inteira / 2 abacates pequenos, a polpa em fatias / 5 col. sopa de azeite extra virgem / Flor de sal e pimenta preta em grãos moída na hora / 2 limões: sucos e raspas / 1⁄2 xíc. de folhas de manjericão / 1⁄2 xíc. de folhas de hortelã / 1 pepino em pequenos cubos

1 – Acenda a churrasqueira e coloque os camarões no espeto. Pincele com 3 col. de sopa de azeite os camarões, a melancia em fatia inteira, a parte branca da cebolinha e o abacate em fatias.

2 – Grelhe tudo, virando uma vez: cerca de 4 minutos para os camarões, 7 a 8 minutos para a melancia, e 2 a 3 minutos para a cebolinha e os abacates.

3 – Corte a melancia em cubos e disponha em um largo bowl. Retire os camarões do espeto e adicione, assim como as cebolinhas cortadas, as fatias de abacate, o pepino, o resto do azeite e os temperos: sal, pimenta, raspas e suco de limão.

4 – Misture com delicadeza e sirva.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.