Massa em abóbora celestial – Boca no Mundo
Home » Receita » Feira Livre » Massa em abóbora celestial
20 de junho de 2014

Massa em abóbora celestial

 

Halloween, que nada. Abóbora é coisa dos anjos. Amorosa na cor, em perfume delicado. No jeito de se transformar. Pensei nela como um molho para o penne, e o presunto de Parma fechou a ideia da massa para um jantar especial. Fica a dica.

Para 2

250g de massa / 300g de abóbora cortada em cubos / 1 cebola pequena / 2 dentes de alho / 1 xíc. de queijo parmegiano ralado / 10 folhas frescas de sálvia / 6 lâminas de presunto de Parma /  1/2  xíc. de creme de leite fresco / 2 col. sopa de manteiga / 4 col. sopa de azeite / Pitadas de sal, pimenta do reino (branca, de preferência) moída na hora e açúcar

1 – Acenda o forno lá pelos 150ºC, se quiser pode até deixar uma frestinha aberta para o calor ainda mais leve. Deite as fatias de Parma na assadeira, sem sobrepor, e vigie enquanto ‘seca’ o presunto, virando de vez em quando até ficar crocante.

2 – As perfumadas verdinhas de sálvia serão depositadas sobre metade da manteiga e do azeite derretidos, em fogo brando, até começarem a dourar.

3 – Enquanto isso, refogue no resto de azeite e manteiga a cebola bem picada, fogo brando e o alho picadinho entrando em seguida. Deixe tudo transparente e adicione os cubos de abóbora, tempere com sal e pimenta moída, mexa bem para misturar o conjunto.

4 – Adicione água para cobrir pouco mais que o fundo da panela, mexendo sempre, de modo que a abóbora cozinhe também no vapor enquanto o líquido evapora. Quando os cubos estiverem bem macios e úmidos, desligue o fogo.

5 – Espere esfriar um pouco e passe tudo para o liquidificador, com um pouco de creme de leite. Bata aos poucos, com a ajuda da colher de pau, e acerte a textura adicionando creme.

6 -Acerte o tempero desse molho cremoso porque é ele que vai se misturar à massa cozida e escorrida. Monte o prato cobrindo a massa cor-de-laranja com o ‘prosciutto’ e a sálvia na manteiga. É a vez do parmegiano. Espalhe finas raspas, ou rale o queijo por cima, em nuvem.

Branco chardonnay, espumante ou tinto leve e frutado? Abra o coração.

Clique aqui para a receita do sensual bacalhau confitado com abóbora.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.