Marcella & Eu – Boca no Mundo
Home » Receita » Pedro & Hazan » Marcella & Eu
08 de março de 2013

Marcella & Eu

“O italiano vai a sua mesa com o mesmo coração aberto com que uma criança cai nos braços da mãe. Com o mesmo confortável sentimento de estar no lugar certo”.

A verdade é que nunca houve em minha vida um livro de culinária como o de Marcella Hazan.

A revelação de como os ingredientes de cada estação ou feira, tratados com carinho, inteligência e sensibilidade, nos retribuem com sabores que não desconfiávamos neles existir.

Marcella leva às melhores consequências a afirmação de que italianos fazem milagres com simplicidade e poucos ingredientes, na prosa inteligente e recheada de referências históricas.

Portanto, caros leitores, livremente inspirado pela história de Julie Powell e Julia Child (Julie & Julia), começo a fazer sem pressa as mais de 500 receitas de ‘Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica’, a obra-prima da autora, editada no Brasil pela Martins Fontes.

Aqui estaremos eu e ela, juntinhos: Pedro & Marcella.

Tão distantes no espaço mas tão próximos no fogão.

Vida

Em biografia resumida, Marcella Hazan nasceu em Cesenatico, uma vila de pescadores do Adriático, na Emilia-Romagna.

Doutora em ciências naturais, casou-se com o americano Victor – que se tornaria escritor e especialista em vinhos – e chegou a Nova York nos anos 60.

Começou a cozinhar incentivada pelo marido guloso e a dar aulas, inspirada nas memórias da juventude e em livros como ‘Il talismano della felicità’, de Ada Boni, publicado em 1929 e a maior referência em receitas antigas de todas as regiões da Itália.

Certo dia recebeu telefonema de um jornalista e, sem saber, acolheu à mesa Craig Claiborne, na época o maior escritor de gastronomia norteamericano, a serviço da revista Time.

O resto, como se costuma dizer, é história.

No século atual, Marcella recebeu dois ‘Lifetime Achievement Awards’: da James Beard Foundation (2000); e da International Association of Culinary Professionals (IACP), em 2004.

Entre seus diversos livros destacam-se os premiados ‘The Classic Italian Cook Book’ (1973); ‘More Classic Italian Cooking’ (1978); e a reunião de ambos, ‘Essentials of Classic Italian Cooking’ (1992), nossa matéria prima.

Nas últimas décadas, Marcella voltou à Itália e morou na cobertura de um castelo do século 16, em Veneza. Escreveu suas memórias no livro ‘Amarcord’ (2008), retornou à América e faleceu em setembro de 2013, aos 89 anos, na Flórida.

Cozinhou até seus últimos dias de vida.

Estreia

Vamos começar com uma receita que virou sucesso na internet, o  Molho de tomate com cebola e manteiga de Marcella Hazan. Revelador e essencial. Ou você achava que italiano só curtia azeite e alho?




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.