Lasanha vegetal e molho de tomates na brasa – Boca no Mundo
Home » Receita » Feira Livre » Lasanha vegetal e molho de tomates na brasa
02 de abril de 2018

Lasanha vegetal e molho de tomates na brasa

No princípio era o molho. E que molho, senhoras e senhores. Fácil de fazer no meio de um churrasco, e apenas irresistível. A essência dos tomates maduros regados em azeite extravirgem, apenas com toque de alho (se quiser) e ervas frescas, assados em metades sobre a brasa de carvão.

Para começar, lavo e corto o tomate em duas metades, e tempero com azeite, alho bem picadinho, folhinhas de tomilho e salsa bem picada, colocando tudo com o dedos no interior de cada metade. Viro na grelha até todo o tomate começar a dourar e amolecer, bem assado mas ainda mantendo parte dos sucos.

Tudo é simplesmente amassado com o garfo numa tigela grande, onde esmago deixando pedaços do tomate assado entre os sucos vermelhos, com o toque defumado do braseiro.

Na geladeira vai a semana toda, podendo brilhar em massas, bruschettas e tudo mais. Acompanha também as carnes do churrasco e, pensando bem, esse molho combina com qualquer coisa – lá embaixo você confere o fusilli com legumes na brasa.

Na ‘lasanha vegetal’, que também vamos assar na churrasqueira, ele divide o protagonismo com a berinjela e a abobrinha – mas às vezes acho que é dele o papel principal.

Trama Vegetal

São duas etapas de churrasqueira. Na primeira douramos bem as fatias de abobrinha e berinjela, em parte mais quente e próxima às brasas. Coisa rápida, no tempo que vai depender da espessura das fatias e da intensidade do calor.

Pegue com a pinça uma fatia e veja em que ponto ela está, virando quando começarem a aparecer marcas pretas da grelha nos legumes, para grelhar a outra face. Você pode fazer isso com antecedência e já deixar tudo preparado para soltar quando quiser.

Na hora escolhida vem a linha de montagem, regando com azeite as fatias, temperando com sal e pimenta do reino moída na hora, intercalando como quiser as fatias de abobrinha e berinjela com o molho e o queijo.

Então a lasanha retorna à brasa, de preferência mais longe do calor, para acabar de assar o conjunto.

Um bom parmesão ralado em lascas maiores fica uma delícia na lasanha, mas é um queijo que derrete menos. O Minas meia cura é mais macio, e também não vejo limites nessa brincadeira. Você curte gorgonzola? Eu curto muito, e farei da próxima vez com ele para experimentar.

Ingredientes para 4, na lasanha ou massa comum

Molho

5 tomates / Salsa a gosto / Tomilho a gosto / Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto / Azeite extra virgem o quanto baste

Lasanha

Duas berinjelas médias / duas abobrinhas médias / Molho de tomate na brasa o quanto baste / Queijo parmesão, meia cura ou da preferência ralado na hora / Sal e pimenta do reino moída na hora / Azeite extra virgem o quanto baste




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.