Jilós no paraíso – Boca no Mundo
Home » Receita » Feira Livre » Jilós no paraíso
09 de dezembro de 2014

Jilós no paraíso

 

Depois de descolar uns cajus de Itaborai, que acabaram rápido na feira orgânica, e uma caixinha de jabuticabas recém-colhidas, parei num produtor de Seropédica diante das bolinhas verdes. “É jiló paulista”, explicou a moça.

Os cariocas, naquela altura, já estavam na mochila, nas versões em miniatura que esbanjam sabor. O jeito foi aproximá-los, rejeitando o bairrismo.

Paulistas e cariocas, juntos e misturados num sábado de ensaios sobre o jiló, que amo um pouco mais a cada dia.

Sabia apenas que dividiria os verdinhos entre o forno e a frigideira, e na medida que fui cortando o alho, a cebola e a dedo-de-moça, deixando as ervas de molho e molhando o pão no extra virgem para abrir o apetite, as ideias foram brotando, florescendo.

Acabamos em antipasto que chamei de Jiló no Céu, espécie de carpaccio vegetal banhado em óleo de oliva, ervas, pimentas e sumos cítricos. E na bruschetta de jiló assado com ervas, queijo de cabra cremoso e vinagre balsâmico. Delícias que pretendo repetir até o infinito.

Ingredientes na bancada:

Jilós / 1 tomate sem as sementes, cortado em microcubos / 1/2 limão / 1/2 Laranja / Talos de salsa picados / Salsa fresca picada / 3 pimentas dedo-de-moça pequenas picadas / 2 dentes de alho picados / 1 cebola roxa pequena picada / Pimenta do reino moída na hora / Folhas de manjericão / Tomilho fresco / 2 pães ciabatta cortados ao meio / Queijo de cabra cremoso / Vinagre balsâmico/ Flor de sal / Azeite extra virgem

Jiló no Céu

1 – Corte os jilós em fatias bem finas, no sentido vertical. Em frigideira antiaderente, com um pingo de azeite, grelhe e doure as fatias dos dois lados, em levas, e reserve.

2 – Espalhe as lâminas de jiló no prato onde vai servir e regue com o azeite, cubra com os cubinhos de tomate, esprema o limão e a laranja a gosto, e acrescente os talos de salsa picados, a pimenta moída, a pimenta vermelha, um toque de alho cru bem picado, as folhas de manjericão e a flor de sal.

Bruschettas de Jiló

1 – Corte os jilós ao meio e tempere, no tabuleiro, com azeite, pimenta do reino, salsa, tomilho, limão, o alho e a cebola roxa bem picados, misture bem e asse em forno de 200ºC por cerca de 25 minutos.

2 – Doure as fatias de pão na frigideira, ou torradeira, adicione um fio de azeite e cubra com os jilós assados, mais ervas frescas e flor de sal. Adicione pedaços do queijo de cabra e regue ligeiramente com o balsâmico reduzido.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.