Foieburguer
Compartilhe:
- Tweet
O cozinheiro e astro da televisão Anthony Bourdain diz que os que defendem a extinção do foie gras são “ativistas coléricos, maldosos, sem a menor alegria de viver, que nunca experimentaram um bom sexo ou riram abertamente ao ouvir uma piada”.
Melhor não entrar no assunto, poque no momento volto minhas energias para um projeto edificante: o foieburguer.
No caso, hambúrguer com 200g de carne e um generoso naco de foie gras selado por cima. O resto apenas acompanha.
E como acompanha. Porque na hora de pensar em fruta e algo doce me lembrei do fois gras com purê de maçã e molho de salsa do La Cuchara de San Telmo, um bar de tapas inesquecível na parte velha de San Sebastián, no País Basco espanhol. Salsa e alho, se não me engano, sem economia de sabor.
Comprei um foie nacional da Germânia e retirei pequeno filé, com a faca aquecida na água para deslizar melhor. Na frigideira antiaderente bem quente e seca, selei a peça por um minuto de cada lado, regando sempre com a gordura vertida. Sequei no papel toalha e fui à luta.
No meio do caminho tinha um resto de vinho doce Moscatel de Setúbal. Estava ali na porta da geladeira, esperando sua hora chegar.
Fiz o seguinte: cortei uma maçã sem casca em cubinhos, derreti uma colher cheia de manteiga na frigideira e joguei os cubinhos, em fogo baixo.
Uma pitada de açúcar, misturei e cozinhei mais um pouco. Aí derramei por cima o vinho cor de mel e deixei caramelar mais um pouco.
Confira nossa primeira lista dos 10 melhores hambúrgueres do Rio.
Joguei por cima um pouco de salsinha fresca e picada, um dedinho de alho cru e bem picado, apenas um cheiro, e estava pronta a cobertura matadora para o foie gras.
Fui no patinho, carne ‘default’ de meus hambúrgueres, modelei o disco em bom tamanho e chapa quente nele.
Ou seria melhor misturar alcatra com toucinho?
No forno baixo, assei tomatinhos cereja em azeite e tomilho, um pouco de pimenta do reino moída na hora, uma pitada de açúcar e sal marinho. E descansei a carne sobre tiras crocantes do coração da alface.
Quantidade, qualidade e intensidade. Um hambúrguer inesquecível.