Envolvimento Sinistro – Bacon e o sentido da vida – Boca no Mundo
Home » Receita » Feira Livre » Envolvimento Sinistro – Bacon e o sentido da vida
24 de janeiro de 2017

Envolvimento Sinistro – Bacon e o sentido da vida

O ano começou #bacontente no forno, e não falo daquele que lentamente confita o nosso corpo nas esquinas do verão carioca, mas do tabuleiro onde ele descansa: o Envolvimento Sinistro. Um grupo de gulosos animados e de #baconavida lotou a sala de aula do Prosa na Cozinha para a aula de Boca no Mundo em homenagem à barriga de porco curada e defumada, e os orgasmos gustativos que ela é capaz de gerar.

A trança feita com fatias de bacon que envolve a manta de carne moída e temperada com ervas, cogumelos e queijo parmesão ganhou no recheio o reforço do estupendo toucinho de cura caseira (foto abaixo) do chef Yasser Régis, da butique carnivora Ex-Touro, no Cadeg, em Benfica, casa que serve um dos melhores hambúrgueres do Brasil).

Para arrombar a festa, cobrimos o conjunto com a receita de molho barbecue caseiro da Apple City Team, equipe tricampeã mundial no Memphis in May, evento que é considerado o Super Bowl do porco assado na América do Norte.

Conheça aqui a receita do molho barbecue Apple City, delícia com 16 ingredientes

Que Marravilha

O torpedo suíno foi servido em fatias sobre a crocante salada coleslaw – um clássico ‘side’ dos barbecues americanos -, em pão de milho preparado sob medida pela turma do Los Paderos, que deixa sua marca deliciosa em alguns dos melhores sanduíches da cidade. Batatas assadas com alho e alecrim completaram a festa.

Aprenda aqui a receita da salada coleslaw, a prima gostosa do chucrute

Os participantes do evento foram recebidos com Devild Eggs para divertir a boca, os clássicos barquinhos de clara e gema temperada que pediram os primeiros goles nas duas cervejas da Jeffrey que aguardavam no gelo: a Niña e a Red Pilsen, para a nossa alegria.

Experimente os irresistíveis Deviled Eggs, fáceis de fazer e de comer 

Para quem perdeu o início da saga, lembramos que o Envolvimento Sinistro foi protagonista do programa Que Marravilha! Revanche, do canal GNT, quando recebi em casa o chef Claude Troisgros para bordar ao vivo a trança de bacon que a todos seduz.

Envolvimento Sinistro (Para 1 envolvimento – 8 fatias)

Para a ‘manta’ e o envolvimento: 1 embalagem de 250g de bacon em fatias / 140g de carne moída e temperada / 100ml de molho barbecue

Para o tempero da carne: meia cebola pequena / 2 col. sopa de salsa / 2 col. sopa de azeite extra virgem / 2 col. sopa de shoyu / 3 cogumelos shitake / 1 col. sopa de queijo parmesão ralado / 1 fatia de bacon frita e despedaçada / Pimenta do reino (moída na hora) e sal a gosto

Preparo da Carne

1 – Refogue a cebola bem picada no azeite até apenas começar a dourar, e reserve. Na mesma frigideira, e fogo alto, salteie rapidamente os cogumelos picados com mais um pouco de azeite e temperados com sal e pimenta do reino (um dente de alho e um ramo de tomilho podem ser adicionados para aromatizar, sendo depois descartados).

2 – Misture bem a carne moída com a cebola refogada e os cogumelos, e adicione todos os demais temperos reservados para a carne, misturando bem.

Preparo do Envolvimento

1 – Sobre um retângulo grande de papel laminado, disponha as fatias de bacon na vertical, uma colada na outra. Comece a colocar as fatias horizontais formando uma trança, como fizemos na aula.

2 – Sobre a manta aberta de fatias de bacon trançadas, espalhe a carne em camada fina de mais ou menos 1 cm de espessura, apertando devagar com as mãos. Como fizemos na aula, a ideia é dispor um ‘quadrado’ da carne temperada dentro do ‘quadrado’ da manta, deixando um espaço de bacon para facilitar o envolvimento.

3 – Com a ajuda do papel de alumínio, enrole devagar, formando um ‘rocambole’ com a trança e a carne temperada por dentro (nada que um pouco de prática não resolva). Você pode guardar de um dia para o outro enrolado no alumínio, na geladeira.

4 – Disponha o Envolvimento em tabuleiro e coloque em forno pré-aquecido a 200°C. Asse por 15 minutos e retire. Cubra generosamente com o molho barbecue e volte para o forno. Asse por mais 20 minutos, regando tudo no últimos 5 minutos com os sucos da carne e o molho da assadeira.

Notas: Deixe o Envolvimento descansar por cinco minutos fora do forno antes de cortar, para ficar mais firme. Você pode guardá-lo pronto na geladeira, coberto por papel alumínio, por até dois dias. Aqueça as fatias no micro-ondas, ou na frigideira.

Delícia: Já está seguindo o Instagram de Boca no Mundo?

Notícia: No Facebook há informações diárias do mundo da gastronomia




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.