Enrolando com frango e açafrão
Compartilhe:
- Tweet
Nada como dar uma enrolada de vez em quando. Diversão e solução na cozinha, com aquela dúvida boa na cabeça: e aí, vamos rechear esse frango com o quê? De vez em quando é preciso pegar leve, então joguei no Mediterrâneo a receita e abri sem cerimônia o potinho de açafrão (verdadeiro) espanhol que a tempos me aguardava entre os temperos.
O aroma inconfundível dos pistilos se dissolvendo em tinta rubra tomou conta da cozinha enquanto eu mexia o risotto ‘à milanesa’, cozido em ligeiro caldo de legumes.
Foi também boa oportunidade para agitar um pouco a vida do batedor de carnes em forma de ‘carimbo’ que eu aconselho a todos que cozinham de vez em quando. A ideia é transformar filezinhos de frango em escalopes finos para a base do rolinho.
Se houver um peito inteiro, podemos cortá-lo em filés e depois bater, sem muita violência, do centro para as bordas, até a espessura desejada. Então basta temperar e enrolar. Fui de tomates cereja assados com ervas e tiras de abobrinha.
Na dúvida entre a frigideira e o forno, usei os dois: dourei em fogo alto na primeira e terminei no segundo, cobrindo com o molho da panela e as sobras do recheio.
Para 2
Rolinhos:6 filezinhos de frango no estilo sassami / 150g de tomates cereja / 1 abobrinha pequena / Ervas frescas: salsa, tomilho e manjericão / Azeite o quanto baste / Meio limão / Sal e pimenta do reino moída na hora
1 – Asse os tomatinhos cortados pela metade com azeite, sal, pimenta e tomilho, em forno médio pré-aquecido, por 10 minutos. Corte a abobrinha em tiras pequenas e finas e misture com os tomates e mais a salsa e o manjericão picados.
2 – Bata os filés de frango e os tempere de leve com sal e pimenta. Faça os rolinhos recheando os filés com a mescla de tomate e abobrinha, prendendo com um ou dois palitos.
3 – Aqueça bem o azeite na frigideira (sim, você pode fazer isso) e doure os rolinhos por todos os lados, sem abarrotar a panela. Transfira o conteúdo para o forno médio, cobrindo com as sobras do recheio e mais azeite. Asse por 10 minutos.
Prefere enrolar com bacon? Conheça o Envolvimento Sinistro.
Risotto: 150g de arroz arborio ou carnaroli / 1 litro de água, caldo de frango ou de legume / 1 cebola média picada / 1 col. chá de pistilos de açafrão / 2 col. sopa de azeite / 2 col. sopa de manteiga / 4 col. sopa de queijo parmesão ralado / Sal e pimenta do reino moída na hora
1 – Aqueça bem o caldo em panela ao lado da que cozinhará o arroz. Nesta, coloque o azeite e uma colher de sopa de manteiga e refogue a cebola picada até ficar transparente Adicione o arroz e mexa bem por um minuto.
2 – Adicione meia xícara do caldo que ferve na outra panela e cozinhe o arroz no esquema dos risottos: meia xícara de caldo quando a anterior evaporar, mexendo sempre e evitando que grude no fundo. Na metade do cozimento, ao adicionar o caldo acrescente os pistilos de açafrão. São cercas de 20 minutos, e não se intimide em provar sempre para obter o ponto desejado, o arroz cremoso porém firme nos grãos.
3 – Adicione o resto da manteiga e o queijo, desligue o fogo e misture, prove e corrija o tempero. Sirva na mesma hora com os rolinhos de frango por cima.
PS. Sempre que estiver por aqui falando do prato feito com arroz italiano, o chamarei de ‘risotto’. Se for arroz comum, em versão brasileira, chamarei de ‘risoto’. Acho legal assim.