De bacon a vida – Boca no Mundo
Home » Receita » Feira Livre » De bacon a vida
04 de abril de 2014

De bacon a vida

 

Dizem que foi Cristóvão Colombo, após um rolezinho em Cuba, o responsável por ter levado os primeiros oito porcos para a América do Norte, no fim do século 15.

Começava ali a saga do toucinho, que se tornaria praticamente uma bandeira de tiras vermelhas e brancas tremulando nas frigideiras ou fornos, perfumando o continente.

Centenas de anos depois do navegador genovês, pesquisando sobre costelas de porco e molhos na internet, me deparei com o Bacon Explosion.

O prato teria sido criado no Natal de 2008 por dois churrasqueiros americanos, concorrentes nos campeonatos de carnes suínas na brasa que ocorrem naquele país do norte. Imagino que Papai Noel, nesse ano, tenha se recusado a voltar a Lapônia.

O incrível ‘Exocet’ de bacon reúne cerca de 5 mil calorias, capaz de viciar à primeira mordida.

Não demorei para ir ao supermercado com a lista de compras, e tentar no forno de casa o que os bons assadores fazem queimando madeiras especiais em churrasqueiras fechadas nos EUA, as chamadas ‘smokers’.

O nome brasileiro (e carioca) do prato veio em conversa com o amigo Rodrigo Oliveira, o chef Koki: Envolvimento Sinistro.

Que Marravilha

E não é que ele foi parar nas mãos de Claude Troisgros? No programa Que Marravilha! Revanche que foi ao ar na quinta-feira, dia 3 de abril de 2014, desafiei o chef a interpretar a receita, e proclamei a referida data como o Dia do Bacon. Será comemorado todo ano com muita gordura de porco, num grito de liberdade.

Gravar a atração foi experiência inesquecível, ao lado de um chef essencial na gastronomia carioca e brasileira, que mostra talento semelhante na televisão. Claude Troisgros merece todo aplauso e admiração. Assim como o bacon.

Bora envolver?

Molho Barbecue ‘Kansas Style’ (para 2 Envolvimentos)

2 xícaras de ketchup Heinz / 1 xícara de açúcar mascavo / 1 cebola bem picada / 4 dentes de alho bem picados / 1 col. de chá de pimenta do reino moída / 1 col. de chá de sal / 1/2 xícara de mostarda amarela americana / 5 col. sopa de vinagre de maçã / 5 col. sopa de molho inglês Lea & Perrins / 4 col. sopa de suco de limão / 4 col. sopa de melado de cana / 4 col. sopa de mel / 4 col. sopa de steak sauce / 1 col. sopa de molho Tabasco / 2 col. sopa de óleo vegetal / Ingrediente secreto: 5 col. sopa de pasta de tamarindo

1 – Misture bem todos os ingredientes, menos a cebola, o alho e o óleo, em recipiente adequado. No fogo médio, ‘sue’ as cebolas no óleo, adicione o alho e cozinhe por mais um minuto.

2 – Adicione o molho ao refogado e cozinhe em fogo brando por 10 minutos para encorpar. Acerte a consistência, diluindo com um pouco de água se necessário.

O Sinistro

300g de bacon em fatias / 200g de carne moída / 1/2 linguiça fresca de pernil / 2 dentes de alho / 4 col. sopa de azeite extra virgem / 5 folhas frescas de sálvia / Salsa picada a gosto / Tomilho fresco a gosto / Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

1 – Refogue a cebola picada em duas colheres de azeite até dourar, adicionando o alho ao final.

2 – Desfaça a linguiça com a mão e a misture com a carne moída. Tempere a mistura de carnes com a cebola e o alho refogados, o resto do azeite, a salsa e o tomilho, o sal e a pimenta.

3 – Utilizando as tiras de bacon, faça uma ‘manta’ com as fatias trançadas sobre folha de papel de alumínio. É necessário cortar as pontas das fatias para deixá-las do mesmo tamanho. Frite essas aparas de bacon retiradas, em fogo baixo, e pique-as em pequenos pedaços.

4 – Cubra a manta com uma camada da mistura temperada de carnes, espalhe por cima o bacon frito e as folhas de sálvia e, com cuidado, feche o conjunto enrolando, como num rocambole.

5 – No refratário, cubra todo o ‘rocambole’ com o molho e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Cozinhe por cerca de 50 minutos, regando com mais molho nos 10 finais, utilizando um pouco de água para deglaçar o fundo do refratário.

6 – Retire do forno e corte em fatias, que devem ser regadas com o molho obtido no no refratário.

Assista ao Envolvimento Sinistro no episódio inicial da série Pedro no Fogo:




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.