Coleslaw, a prima gostosa do chucrute
Compartilhe:
- Tweet
O glorioso chucrute espalhou primos e sobrinhos pelo mundo afora, e acredito que estamos diante de um parente radicado nos Estados Unidos da América, onde o barbecue original, no qual a salada de hoje se destaca, consiste em carne de porco lentamente assada no calor da fumaça. Eu falei porco? Eu falei defumado? Olha a Alemanha aí, gente.
O quadrante sul do mapa norte-americano é uma região especial quando se fala em mistura de influências culturais. Entre colonizadores, colonizados e explorados, passaram por ali espanhóis, franceses, ingleses, escravos, nativos e os citados alemães. O tradicional (e pouco conhecido por aqui) molho barbecue amarelo, por exemplo, à base e mostarda, e típico da Carolina do Sul, e também seria obra da influência germânica.
E chegamos no Coleslaw, um vício quando começamos a praticá-lo. A salada de repolhos e maionese é famosa na companhia de porcos assados em suas marinadas agridoces e apimentadas, assim como frangos fritos e outros quitutes da terra de LeBron James. Mas também pode ser entrada ou companhia de um almoço leve de verão.
Mel e Limão
As maneiras de preparar o coleslaw são diversas, seja com repolho roxo ou verde, ou os dois ao mesmo tempo. Seja com maionese ou creme de leite, ou os dois ao mesmo tempo. Com ou sem cebola? Quanto de cenoura? Limão ou vinagre? Precisamos de acidez e doçura, é fato, e não convém deixar os ingredientes boiando no molho, como acontece de vez em quando.
A versão a seguir, que preparei como acompanhamento dentro do pão para o Envolvimento Sinistro, é leve e crocante. A maionese é caseira, temperada com mel e limão e utilizada com parcimônia, apenas para agregar ligeira umidade ao conjunto. Adicione as especiarias ou temperos de preferência. Utilizei um toque de sementes de aipo na receita abaixo.Uma especiaria que descobri recentemente e gostei.
A apoteose do bacon: clique e conheça o Envolvimento Sinistro
Coleslaw (para 6 pessoas como acompanhamento na mesa – ou 12 sanduíches)
300g de repolho roxo / 300g de repolho verde / 1 cenoura grande / 1 cebola pequena / Salsa fresca picada / 150ml de maionese caseira temperada
1 – Retire a parte dura e central do repolho e fatie com a faca o mais fino que conseguir (ou utilize o fatiador), cote as fatias de modo a obtê-las no tamanho de um dedo.
2 – Descasque, lave e corte a cenoura em juliana, obtendo tiras finas do mesmo tamanho que as do repolho
3 – Fatie a cebola em finas rodelas e corte-as ao meio, obtendo tiras pequenas. Se quiser, deixe as tiras de molho por 10 minutos para tornar o sabor mais leve, já que vamos usá-las cruas
4 – Misture num bowl os vegetais cortados com a maionese temperada e a salsa, prove e acerte o sal e a pimenta do reino (lembre-se: coleslaw adora pimenta do reino)
Maionese Temperada
150ml de maionese caseira / 3 col. sopa de limão / 3 col. sopa de mel / 1 col. sopa de pimenta do reino moída na hora / Sal a gosto / 1 col. de café de semente de aipo (opcional)
1 – Misture bem todos os ingredientes
Maionese Caseira (para 200ml)
2 gemas / 1 col. sopa de mostarda de Dijon / 1/2 limão espremido / 200 ml de óleo vegetal / 1 pitada de sal
No copo do mixer, ou em bowl, coloque as gemas em temperatura ambiente, a mostarda, o limão e o sal. Bata com o mixer para misturar bem. Com o mixer ligado sobre a mistura, comece a derramar o óleo em fio, devagar, e a maionese vai começar a ‘montar’. Confira o ponto e adicione mais óleo para a maionese engrossar até o ponto desejado. Prove a acerte o tempero se desejar, com o sal, a mostarda e o limão.
Delícia: Já está seguindo o Instagram de Boca no Mundo?
Notícia: No Facebook há informações diárias do mundo da gastronomia