Bacalhau, tomate e champagne – Boca no Mundo
Home » Receita » Feira Livre » Bacalhau, tomate e champagne
14 de novembro de 2014

Bacalhau, tomate e champagne

 

Havia exatos três anos desde o primeiro encontro num balcão de drinques, no dia 11, do mês 11, do ano de 2011. Para o jantar de comemoração, uma garrafa de champagne Deutz (deliciosa), e três lombos de bacalhau gadus morhua já dessalgados da marca Dias (ótima pedida).

Enchi a primeira taça enquanto cozinhava, e lancei minha versão do Bacalhau à Romana.

Clique aqui para a receita basca centenária e irresistível de bacalhau.

Para 2

Uma embalagem de dois ou três lombos de bacalhau dessalgados e congelados / 1/2 cebola roxa / 2 dentes de alho / 1 lata de tomate pelati / 150g de tomates cereja / 5 azeitonas ‘azapa’, ou da preferência / Azeite extra virgem / Folhas frescas de manjericão / Sal, pimenta do reino moída na hora e açúcar

O Peixe

1 – Descongele o peixe na geladeira durante o dia, retire a pele e corte em nacos alvos e retangulares, sem espinhas ou aparas (estas entraram depois na sobra do molho, para a massa do dia seguinte). Seque bem o peixe.

2 – Refogue a cebola roxa em cubinhos e o alho fatiado em azeite extra virgem no fogo baixo. Derrame por cima a lata de tomate, ‘quebre’ os tomates e adicione pitadas de sal, pimenta do reino moída e açúcar (sim, uso uma ponta de açúcar para chamar o sabor). Mexa e reduza de 5 a 10 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo.

3 – Adicione ao molho os tomates cerejas cortados ao meio e as passas. Cubra o fundo do refratário com o molho e deposite o bacalhau por cima. Regue os filés com mais azeite.

4 – Asse em forno pré-aquecido a 200ºC, por 20 minutos.

5 – Sirva o bacalhau sobre batatinhas ao murro, com o molho por cima, acrescentando no prato as azeitonas em pedaços, as folhas de manjericão, algumas passas e novo toque de azeite.

As Batatas

1 – Cozinhe as batatas em fervura branda com casca, até o garfo entrar e sair com facilidade. Dê um banho de água fria na pia, seque as pequenas e as lance no forno a 200ºC, virando até dourarem dois dois lados.

2 – No prato, com o auxílio de um guardanapo, amasse cada uma com murros breves, regue com azeite e uma pitada de sal.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.