Adrià da Providência – Boca no Mundo
Home » Bar » Adrià da Providência
18 de abril de 2013

Adrià da Providência

Ferran Adrià, quem diria, acabou na Providência. Porque enquanto o alquimista planeja seus passos com a fundação gastronômica vanguardista que será inaugurada em 2014, na Espanha, três amigas do morro vêm ‘causando’ na birosca Favela Point, no melhor estilo do gênio.

Foi Ferran que resolveu visitar o baleiro e triturar balinhas para temperar algumas frutas e sobremesas com o composto mentol que nelas habita.

A receita de melancia com bala de menta está no livro A Refeição em Família: Cozinhando em casa com Ferran Adrià (Ed. Agir), lançado há coisa de dois anos com pratos devorados no intervalo do trabalho pelos cozinheiros da brigada do extinto El Bulli.

E agora é o trio formado por Lidiane, Sônia e Janice, do alto dos 175 degraus da escadaria principal da comunidade, que anuncia os sabores das batidas de vodka que reúnem de noite o pessoal: maracujá, pessêgo, coco, morango, bombom e… Halls.

Na mixologia popular da primeira favela do Brasil, as balas refrescam bebidas e canudos.

Geladinho

Culpa novamente do mentol, aquele cara que produz sensação de mudança de temperatura na boca ou na pele, faz a água parecer gelada fora da geladeira, refresca geral. Um velho conhecido, produzido a partir do óleo de menta ou sintetizado em laboratório para anestésicos, descongestionantes, chicletes e drops variados.

No menu do Favela Point, entretanto, em vez de esferas de azeite há frango à passarinho, linguiça acebolada, bolinhos de arroz…

A descoberta das batidas está no livro Guia Gastronômico das Favelas do Rio (Abbas Edições e ArteEnsaio, 170 pgs., R$ 70). Autoria de Sérgio Bloch e Ines Garçoni, com Fotos de Marcos Pinto, o trabalho indica 22 estabelecimentos nas comunidades de Providência, Santa Marta, Tabajaras, Chapéu Mangueira, Vidigal, Rocinha, Morro dos Prazeres e Complexo do Alemão.

A receita da batida é mantida em sigilo, mas a melancia com mentol de Ferran Adrià está no livro e já foi testada na cozinha lá de casa. Curti.

Melancia Halls

1 fatia grande de melancia / 3 col. sopa de limão / 2 col. sopa de açúcar / 1 bala tipo Halls / Gelo picado

1 – Corte a melancia em cubos. Misture o limão com o açúcar em recipiente não reagente e mergulhe os cubos de melancia. Deixe na geladeira por 30 minutos.

2 – Com pilão, ou rolo de massa, esmague as balas até virarem pó, ou pequenas lascas.

3 – Seque a melancia, disponha os cubos no gelo e salpique sobre eles a ‘farinha’ de bala.

Já conhece o Pakta, novidade dos irmãos Adrià que une Peru e Japão em Barcelona? Clique para saborear.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.