Tomate, cebola e manteiga
Compartilhe:
- Tweet
Para estrear, tomates. O incrível molho de tomates com cebola e manteiga de Marcella Hazan é uma das receitas mais famosas na internet, fui descobrir bem depois de me encantar como certas pessoas que, diz a autora, rejeitam a massa para comer o molho às colheradas.
Foi o início da relação entre Pedro e Marcella.
Para 6 porções, duas xícaras de tomate pelati em lata, com seus sucos; ou 1 quilo de tomates frescos preparados a partir da escolha entre dois métodos:
1 – Escalfar: mergulhe os tomates em água fervendo por um minuto. Deixe esfriar, tire a pele e corte em pedaços.
2 – Processador manual: corte os tomates ao meio no sentido do comprimento e os coloque em panela tampada. Cozinhe por 10 minutos em fogo médio. Coloque no processador o disco com furos grandes e transforme os tomates num purê.
OBS. O processador manual, como o da foto, é segundo Marcella instrumento onipresente mesmo nas mais modestas cozinhas camponesas italianas. Faz purê de tudo sem destruir a textura da polpa, como fazem os elétricos. Ela diz: “Preserva a consistência viva e diferenciada que é tão importante para os pratos italianos”.
Preparo
1 – Coloque os tomates preparados, ou de lata, na panela com 5 colheres de sopa de manteiga, uma cebola descascada e cortada ao meio e sal a gosto.
2 – Cozinhe sem tampa, em fogo muito baixo, por 45 minutos. Mexa de vez em quando, amassando os pedaços de tomate com a colher de pau.
3 – Acerte o sal. Descarte a cebola antes de misturar o molho à massa. Pode também ser congelado para utilização posterior.
A massa recomendada para o molho é o nhoque de batata fresco, ou massas industrializadas como espaguete, penne ou rigatoni. Não esquecer do bom queijo parmesão à mesa, se possível, um ‘parmigiano-reggiano’.