Um Rio de vinhos
Compartilhe:
- Tweet
Baco vem aí. Começa na segunda-feira, dia 7 de outubro, o inédito Rio Wine & Food Festival, que vai até o dia 13 com atrações como Rolha Zero — 40 dos principais restaurantes da cidade nada cobrarão aos clientes que levarem seus vinhos —, além de aulas, degustações, seminários e uma iniciativa ousada que vai presentear estabelecimentos de favelas com estoques de vinhos nacionais, orientando venda e serviço.
Organizado pela Bacco Multimídia, do expert Marcelo Copello, e reunindo entidades como a Associação Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV) e a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), o Rio Wine & Food Festival será precedido pela chamada Grande Prova Vinhos do Brasil: degustação às cegas de mais de mil garrafas por especialistas para a formação de um ranking do vinho brasileiro.
A prova ocorrerá de 30 de setembro a 4 de outubro, no Windsor Atlântica, no Leme, com juri composto por jornalistas, sommeliers, representantes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Associação Brasileira de Enologia (ABE).
Na programação do evento principal, a partir do dia 7, estão prevista aulas como a masterclass ministrada pela portuguesa Ramos Pinto, produtora de célebres vinhos do Porto, e degustações como uma vertical de ícones da vínicola Ugarte, da região espanhola de Rioja.
Confira aqui a agenda completa de eventos do Rio Wine & Food Festival.
Bares da cidade participarão do festival criando drinques à base de vinho, e o movimento O Rolha Zero vai passar por restaurantes como Alloro, Uniko, Sawasdee, Quadrucci, Bistrô Ouvidor e as CTs Boucherie, Brasserie e Trattorie de Claude Troisgros.
A Vez do Morro
O projeto Welcomunidade Drink pretende levar a cultura do vinho à comunidades pacificadas, com aulas e o incentivo a donos de estabelecimentos gastronômicos nas favelas.
Em regiões onde a cerveja de grande produção impera, vinícolas como Pizzato e Salton formatam apoio à iniciativa que dará kits e caixas de vinhos nacionais para a comercialização.
Por enquanto, a novidade está confirmada no Bar do David, de fama internacional no morro Chapéu Mangueira, no Leme.