Entretapas de Andaluzia – Boca no Mundo
Home » Evento » Entretapas de Andaluzia

Entretapas de Andaluzia

Como se não bastasse ser o lar dos porcos pretos, com suas pernas que se transformam no jamón ibérico – o Pata Negra -, do melhor azeite espanhol, e do inigualável vinho Jerez, a Andaluzia ainda leva a fama de berço das tapas na Espanha.

Teriam nascido na Calle Sierpes, em Sevilha, no século 18, com taças de vinho ‘tapadas’ por fatias de presunto, queijos e embutidos, e espalhado sabores pelo país de norte a sul.

Antes tarde do que nunca, nos últimos anos as tapas entraram para o vocabulário gastronômico do Rio, com opções de alto nível e o destaque para a casa de um espanhol chamado Antonio Alcaraz, e de um mineiro chamado Jan Santos, que na Espanha se apaixonou pela cozinha e foi por ela agraciado.

Em 2010, o Entretapas chegou fazendo barulho, preocupado com a qualidade dos produtos, o esmero nas técnicas e sabores da culinária espanhola, e o empenho no intercâmbio de experiências e projetos de fortalecimento da gastronomia carioca.

Cores de Córdoba

É assim o Como na Espanha, evento anual realizado em parceria com o Instituto Cervantes – órgão oficial de difusão da cultura da Espanha no Brasil -, que chega à terceira edição homenageando a saborosa Andaluzia, de rica influência cultural e arquitetônica árabe.

De sexta-feira (5) à terça (9), a casa do Humaitá recebe o chef Kisko Garcia, do restaurante Choco (uma estrela Michelin), em Córdoba, e a sevilhana Brígida Jiménez, uma das maiores especialistas em azeites do mundo (na foto acima, Jan – à esquerda – e seus convidados).

Ambos prepararam, ao lado de Jan, um menu com oito etapas a R$ 98, servido no almoço de sexta (5) e sábado (6), e no jantar de domingo (7), segunda (8) e terça (9).

Na foto abaixo, o delicioso vinho doce Jerez de Solera, novidade no Entretapas para sobremesas como os churros com chocolate e doce de leite.

No cardápio da festa há sabores como um carpaccio de camarões finalizado com azeite de oliva extra virgem aromatizado com endro e amêndoas tostadas. Ou a ‘mazamorra’, sopa fria que virá acompanhada de cavalinha curada no vinagre de vinho Jerez.

As ‘migas granadinas’, pratos camponês da região de Granada, virão com peixe frito ao estilo andaluz, no azeite extra virgem. E as ‘manitas guisadas’ incluem porco, jamón e chorizo (embutido espanhol), cozidos lentamente.

O ‘rabo de toro’ com vinho Jerez e ameixas é outro destaque, servido no almoço, assim como o ‘Flamenquín’, empanado cordobés de carne com recheio de camarão e queijo, cozido com azeite extra virgem.

O ‘rebujito de pomelo’ é uma versão moderna do coquetel andaluz, feito com vinho fino de Jerez e suco de toronja vermelha.

Abaixo, imagem do interior da Mezquita Catedral de Córdoba, terra do chef Kisko.

Aulas e Filmes

Na terça-feira (9), Jan Santos e os convidados Kisko García e Brígida Jiménez vão dar workshop gratuito sobre a gastronomia na Andaluzia, no Instituto Cervantes, das 15h às 17h.

Brígida Jímenez vai ministrar o Curso Superior de Degustação de Azeite de Oliva, com três dias e carga horária de 12 horas. Será nos dias 8, 9 e 10 de julho, das 9h às 13h, no valor de R$ 500.

O Instituto Cervantes também exibirá filmes e fará leituras dramáticas, assim como aula gratuita de guitarra flamenca. Informações gerais pelo telefone: (21) 3554-5910.

Entretapas. Rua Conde de Irajá 115, Humaitá (2537-0673). De segunda a quinta, das 19h à 0h; sexta, das 12h à 1h; sábado, das 13h à 1h; e dom, das 13h à 0h. Aceita todos os cartões.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.