Delícias dos Vinhos do Alentejo no Downtown – Boca no Mundo
Home » Bebida » Delícias dos Vinhos do Alentejo no Downtown
13 de setembro de 2019

Delícias dos Vinhos do Alentejo no Downtown

O melhor evento deste fim de semana no Rio, dias 13 e 14 de setembro, chama-se Vinhos do Alentejo no Downtown. A Praça Central do shopping a céu aberto na Barra da Tijuca (com cobertura para caso de chuva) vai receber 14 vinícolas da região portuguesa do Alentejo, com venda de vinhos e taça ou garrafa, e uma seleção de 11 bares e restaurantes entre os melhores da gastronomia carioca.

A música toma conta do ambiente com DJs e shows inéditos que unem o samba ao fado. O músico Pedro Miranda faz o show principal no sábado, e Rafael Garcia mostra seu belo trabalho que faz a ponte entre as músicas de Brasil e Portugal.

Mesas de bate-papo e palestras com degustação de vinho completam a agenda nos dois dias do evento em formato inédito, que vai entrar para o calendário de atrações gostosas do Rio.

A seguir, um aperitivo dos inúmeros quitutes que estarão presentes, sugerindo harmonizações diversas e muito prazer nos Vinhos do Alentejo no Downtown. Ali em cima começamos com  o Nhoque de arroz com queijo da Canastra do Massa Trattoria + Ella.

O Aconchego Carioca, além do bolinho de feijoada, vai fazer um Arroz de tomates com camarão crocante, e o lindo Nhoque de vatapá com camarão.

O Pavão Azul vai com os clássicos que fizeram a fama do bar, como as Pataniscas de Bacalhau, o Arroz de Camarão, a coleção de pastéis e outras surpresas.

O Miam Miam levará seu Arroz de porco, que tem lascas de pernil, abacaxi carmelado e cebola crocante. E também um Pastel de bacalhau com pimenta de laranja.

O Velho Adonis vai com arroz de rabada e promoverá uma autêntica botecagem, com bolinhos de bacalhau, tremoços, torresmo, azeitonas pretas e sardinha portuguesa acebolada. A punheta de bacalhau da casa também promete.

Fred de Maeyer, da Frederic Epicerie, vai com seu incrível Arroz de linguiça artesanal, legumes e especiarias, um sanduíche de pão caseiro de fermentação natural com linguiça, confit de cebola e aioli. E a sua batata-frita estilo belga, especialidade da casa.

O Bar da Frente vai com seu clássico campeão do Comida di Buteco, o Porquinho de Quimono, o incrível Bolovo (ovo recheado com carne moída e empanado), e também o Malandrinho, croquete de carne no pão de leite com vinagrete de gratinado de provolone.

A La Carioca Cevicheria servirá ceviches doversos, do Clássico ao vegetariano de Caju, além de Guacamole com chips de batatas variadas.

A Alda Maria Doces Portugueses vai com aquela série deliciosa de doces, incluindo alguns que fazem a ponte entre Brasil e Portugal, como a deliciosa Paçoquinha do Céu, e o Toucinho do Céu com chocolate. Um prato salgado promete despertar desejos, fruto da recente parceria com a chef Natalia d’Aguiar: Salada de bacalhau e grão de Bico, com cebola e alho confit.

Queijo com Prosa, que levará tesouros da produção artesanal brasileira como o Cuesta Azul, de Pardinho (SP). Ele é produzido com um blend de leite de vaca das raças Gir e Jersey, ciradas soltas, com mofo azul na massa e 60 dias de maturação. Tem o interior macio, de inicio doce que lembra notas de nozes e avelã, e final mais salgado e intenso.

E a Mil Frutas levará a charmosa carrocinha com sua coleção premiada de sorvetes.

Programação

Vinícolas presentes:

Carmim – Reguengos / Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida / Casa Relvas / Comenda Grande / Cortes de Cima / Esporão / Herdade do Peso / Herdade dos Coteis / HMR – Docwine / João Portugal Ramos / José Maria da Fonseca / Monte da Capela / Quinta do Zambujeiro / Vinhos Folha do Meio – Alto da Capela

Shows e palestras:

Sexta-feira, dia 13/09:

20h: Bate-papo sobre Vinhos do Alentejo: enoturismo, gastronomia e sustentabilidade. Com Maria Amélia Vaz da Silva, diretora de marketing da CVRA; Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos; Luciana Fróes, jornalista de gastronomia; e Nuno Pires, diretor da Revista de Vinhos.
21h: Show com o músico carioca Rafael Garcia: ‘Quando o samba encontra o fado’.

Sábado, dia 14/09:

16h: Palestra ‘Arinto, a eletricidade do Alentejo’. Conheça mais sobre a casta que empresta frescor e tensão aos brancos alentejanos. Com Alexandre Lalas.
18h: Palestra ‘Elegância x Potência: os dois lados do Alentejo’. Dos delicados aos robustos. Entenda por que no Alentejo todos os estilos se encontram. Com Alexandre Lalas.
19h: Show com Rafael Garcia: ‘Quando o samba encontra o fado’.
21h: Show com o músico e cantor Pedro Miranda.

Serviço:

Vinhos do Alentejo no Downtown. Av. das Américas, 500. Barra da Tijuca. Dias 13 e 14 de setembro. Sexta-feira, das 16h à 0h; e Sábado, das 12h à 0h. Entrada Franca.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.