Beertini: tem azeitona no chope
Compartilhe:
- Tweet
O efeito visual é hipnótico, além de tudo. Dizem as boas línguas que as azeitonas, quando submersas no chope, ganham vida e começam a subir e descer no copo até serem abocanhadas na borda. O Beertini é um clássico na química dos balcões do centro-oeste dos EUA.
Primo em segundo grau da Michelada e contraparente do Bloody Mary – há uma versão vermelha para a coisa -, é daqueles coquetéis que juntam o petisco e a bebida no mesmo recipiente. A saber: cerveja no estilo american lager de garrafa ou torneira, e quantas azeitonas verdes (recheadas ou não) o freguês desejar no copo, com direito a um ou mais espirros da água salgada das olivas em conserva.
A versão rubra é chamada de Red Beer e leva o acréscimo do suco de tomate. Se quiser a versão ‘De Luxe’, adicione picles.
“Meus avôs eram fazendeiros e, após um longo dia no campo, sempre pediam uma Red Beer. Você sempre quer ter em mãos a coisa mais salgada após suar o dia inteiro no sol”, disse o consultor Hugh Weber, na Dakota do Sul, ao site Punch, dando pistas sobre a origem da mistura encontrada a torto e a direito na região.
Na minha teoria tudo começou em guerra de bêbados na mesa. Quem nunca tentou acertar nada no copo do colega que atire a primeira azeitona.
A foto de abertura é de Lizzie Munro.
Para 1 drinque
300 ml de cerveja estilo american lager / 4 ou 5 azeitonas / 1 colher de sopa da água das azeitonas (opcional)
1 – Despeje a cerveja em copo resfriado. Adicione as azeitonas e a água salgada, se quiser.
2 – Para a versão Red, acrescente um toque de suco de tomate antes de colocar as azeitonas.
Já conhece o delicioso Instagram de Boca no Mundo?
Siga também no Facebook, com notícias diárias do mundo da gastronomia