Princesinhas do Mar – Boca no Mundo
Home » Bar » Princesinhas do Mar
02 de setembro de 2013

Princesinhas do Mar

Princesinha do Mar é Copacabana, mas poderia ser também uma empada que cabe na palma da mão, a quatro quadras da praia cantada nos célebres versos de Braguinha.

Na parte de baixo do balcão, chernes e namorados encaram o freguês, imersos no gelo. Em cima, sempre quentinhas e douradas, lá estão elas, produzidas em único sabor: camarão.

A massa derrete na boca, revelando exemplar do crustáceo rosado e fresco, em ambiente cremoso de caldo tirado das cabeças do próprio, bem temperado e comportando uma azeitona preta com caroço.

Há quem devore meia dúzia na sequência e ainda leve algo para viagem. É fato que a conta certa para um chope gelado na tulipa são pelo menos duas.

A receita da massa é segredo bem guardado, mas sabemos que leva banha e margarina, estilo que deixa de lado qualquer resquício de correção política em nome do que realmente importa num legítimo balcão de bar. A saber, o sabor.

Como coadjuvantes das empadinhas há bons pastéis de camarão e siri, camarões empanados, gurjões de peixe e patinhas de caranguejo à milanesa. Estas, são vendidas também congeladas, para o freguês decidir em casa o que fazer.

Sinfonia

Mistura de bar e restaurante, O Caranguejo tem mesas de plástico com toldo na calçada e salão separado da rua por grades de madeira, onde os pratos da casa desfilam bem servidos.

Para toda e qualquer gripe ou ressaca, a sopa Leão Veloso é praticamente uma caldeirada, repleta de frutos do mar em pedaços no prato ou na caneca.

E a Sinfonia de Frutos do Mar merece atenção: lagosta, camarão VG frito, camarão médio à milanesa, cherne, polvo, lula, trilha e ovas de peixe, tudo grelhado e servido com arroz de brócolis e pirão. Sai por R$ 250 e alimenta quatro pessoas, meia porção a R$ 150 (preços de setembro de 2013).

As empadas de camarão do Caranguejo, de qualquer forma, são como a tardinha ao sol poente do poeta: deixam sempre uma saudade na gente.

Pelo vidro embaçado do balcão, parecem até sonho…

O Caranguejo. Rua Barata Ribeiro 711, Copacabana (2235-1249). Diariamente, das 8h às 2h. Aceita todos os cartões.

Você sabia que a melhor empada mora na rua? Clique para um pulo no Alfredo, em Niterói.




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.