As 14 cervejas campeãs no Mondial de la Bière – Boca no Mundo
Home » Bar » As 14 cervejas campeãs no Mondial de la Bière
13 de outubro de 2017

As 14 cervejas campeãs no Mondial de la Bière

Foram 14 as cervejas premiadas na 5ª edição do Mondial de la Bière, anunciadas nesta quinta-feira (12/10), no Pier Mauá. O juri especializado concedeu duas medalhas de platina para a dupla campeã do MBeer Contest, a competição cervejeira do evento, e mais 12 medalhas de ouro.

A cervejaria Noi, de Niterói, foi a maior vencedora, com uma platina e dois ouros. A platina foi para a Passione, uma Belgian Quadrupel envelhecida em barril de conhaque, feita em parceria com a Tupiniquim, de Porto Alegre (Foto abaixo).

A Colorado, de Ribeirão Preto (SP), recentemente comprada pela Ambev, faturou a outra platina com a  Guanabara Wood Aged, versão envelhecida em barril de amburana de sua Imperial Stout feita com rapadura (na foto acima, a versão original).

Potência em Disputa

É preciso ressaltar que o MBeer não divide e julga as cervejas dentro de seus estilos ou categorias, que não são levados em consideração. Todas as cervejas inscritas competem juntas e são provadas às cegas pelos jurados (julgam sem saber marca ou estilo do que estão bebendo).

Quer dizer:  uma lager clara e leve está no mesmo grupo de um stout robusta e alcoólica. De acordo com o formato do Mondial, talvez seja esse o regulamento mais adequado, mas o resultado é que praticamente só há vencedoras escuras e potentes, muitas delas envelhecidas na madeira.

Apenas duas lagers estão na lista, ainda assim, uma Vienna e uma Schwarzbier, de tosta ou torra de malte mais pronunciadas. De vez em quando pinta uma ‘sour’, gênero que marca a presente edição do Mondial. É um modelo de disputa vai sempre premiar cervejas que impressionam ao primeiro gole, mais encorpadas, aromáticas e complexas.

Uma divisão básica nas ‘categorias’ Lager e Ale faria bem ao concurso, ainda mais em solo carioca onde o verão derrete o cérebro do lado de fora dos Armazéns – se é que os amigos me entendem.

Confira aqui o time de jurados do MBeer Contest

A Lista (cerveja – cervejaria – estilo)

Medalhas de Platina

Guanabara - Colorado – Wood Aged Imperial Stout
Passione – Noi / Tupiniquim – Quadrupel

Medalhas de Ouro

Tranquilona – Gaspar Brew Family – Schwarzbier


Quebra-cabeças – 3 Cariocas – Imperial Stout

1848 – Motim / Antuérpia -  Vienna Lager

Catharina Sour Bergamota – Lohn Bier – ‘Catharina Sour’


#1ANO – Farra Bier – Speacilty Wood-Aged Smoked Oatmeal Stout

Bárbara – Noi – Barleywine

Hair of The Bode – Bodebrown – American Barleywine

Lado B – Suburbana – Berliner Weisse

Noi Cioccolato Barile – Noi – Wood Aged Imperial Stout

Reserva do Proprietário – Backer – Old Ale

Roter Sour – Roter – Sour Ale

Carvoeira – Lohn Bier – Imperial Stout




Nossa Casa

 

Se você não faz fotossíntese, veio ao lugar certo.

 

Boca no Mundo é o blog do jornalista Pedro Landim.

 

Um lugar para quem adora comer, beber, cozinhar, e falar de comida.

 

Sejam muito bem-vindos.